Normas de publicação

 

Como etapa final das nossas atividades no VI Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade – Memória, imaginário e narrativa: trânsitos, damos prosseguimento à publicação dos textos apresentados nas comunicações do evento.

 

Os participantes que apresentaram suas comunicações no Colóquio devem enviar os textos finalizados até o dia 03/06/2020 segundo as diretrizes para autores abaixo. Neste momento os textos estão em etapa de avaliação dos pareceristas. A Comissão Organizadora pede aos autores que aguardem novas datas e informações. A publicação está prevista para o segundo semestre de 2020.

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro lugar.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

A publicação seguirá as normas do novo acordo ortográfico. Dicionários como o Aulete e o Priberam podem ajudar os autores.

Citações

1. As citações com menos de 3 linhas aparecem dentro do texto corrido, entre aspas. Todas as referências das citações ou menções a outros textos, (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta.

Exemplo:

.... e projetam-se em travessias na qual homem e história, bem como poeta e História condensam-se, já que “o paradoxo  do Instante é o nunca ter principiado e não poder ter fim” (LOURENÇO, 1974, p. 39); diante de tal posicionamento....

2. Caso a citação do mesmo autor e obra se repita, omitir o ano de publicação.

2.1 As citações de mais de 3 linhas vêm destacadas do texto, recolhidas à direita, com entrada duas vezes maior que a do parágrafo (portanto 4 cm). A citação deve ser alinhada na margem direita do texto principal, na mesma fonte, mas tamanho 11, espaço entre linhas simples. Também deverão ser indicadas após a citação as informações entre parênteses, conforme exemplo do subitem anterior.

2.2 Evitar a utilização de idem ou ibidem e Cf. Utilizar as notas de rodapé explicativas apenas para o estritamente necessário. Quando for utilizado o apud, colocar as mesmas informações solicitadas anteriormente para o autor do texto de onde a citação foi retirada.

Exemplo: (SILVA, 2003, p. 1-10 apud SOUZA, 1998, p. 23).

3. Colocar somente as obras utilizadas nas Referências Bibliográficas.

4. Estrutura o texto:

4.1 Tamanho do texto: entre 12 e 15 páginas.

4.2 Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

4.3 Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.

4.4 Título e subtítulo em inglês: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.

4.5 Nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, seguido de nota de rodapé, indicando se mestrando ou doutorando, título da pesquisa.

4.6 RESUMO / ABSTRACT (português e inglês): Dar espaço de três linhas abaixo do nome do autor. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto (em português) em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas. Expressar na primeira frase o assunto tratado e utilizar uma linguagem imparcial e objetiva.  Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo. Inserir uma linha e fazer o ABSTRACT com as mesmas configurações.

4.7 PALAVRAS-CHAVE / KEYWORDS (português e inglês): Dar espaço de duas linhas abaixo do ABSTRACT, de três a cinco palavras. Colocar o título "PALAVRAS-CHAVE" em caixa alta. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto-e-vírgula. As palavras em inglês devem ser dispostas na linha imediatamente abaixo, antecedidas pelo título “KEYWORDS”.

4.8 Referências bibliográficas: deverão aparecer completas no final do artigo em ordem alfabética de sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas/NRB-6023/02), cujos pontos básicos estão especificados a seguir:

I. Livros: autor(es), sobrenome em caixa alta (maiúscula); título (em Itálico); número da edição (a partir da segunda); local de publicação; editora; data.

Ex.: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

II. Artigos citados de livros: Autor do artigo; título do artigo (em redondo, sem grifo); autor da Publicação, quando diferente do nome do autor do artigo, antecedido pela palavra "In". Na falta do autor deve constar o organizador ou coordenador da publicação seguido da abreviatura entre parênteses (org. ou orgs.; coord. ou coords.). Na falta de qualquer dos créditos anteriores, deve constar o nome do editor da publicação seguido da abreviatura ed. (ou eds.); número da edição (a partir da  segunda); local da publicação; editora; ano da publicação; página(s) com a abreviatura p., (nunca pp.).

Exemplos (observe-se a pontuação e os grifos):

  1. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.

  2. CARVALHO, Ruy Duarte de. Tradições Orais, experiência poética e dados de existência. In: PADILHA, Laura (org.). Repensando a africanidade. Niterói: Imprensa Universitária da UFF, 1995, p. 69-76.

  3. BAKHTIN, Mikhail. Discourse in the novel. In HOLQUIST, Michael (ed.). The dialogic imagination: four essays by M. Bakhtin. Trad. Caryl Emerson e Michael Houquist. Sustin: University of Texas Press, 1991, p. 125-237.

III. Artigos de periódicos: Autor(es) do artigo; título do artigo; título do periódico, antecedido pela palavra "In"; local da publicação; editora; número do volume; número do fascículo entre parênteses; página(s); mês e ano da publicação — para o mês, quando houver indicação na referência, sempre abreviado (jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov. ou dez.).

Exemplo:

COSTA, Fernando Marques. Sobre um possível Jaime Batalha Reis. In.: Revista da Biblioteca Nacional, Lisboa: 3 (1-2): 129-51, ago. 1983.

IV. Citação de documentos eletrônicos: favor consultar as formas de citação no site do Scielo: www.scielo.br, basta abrir um artigo e acessar o ícone “Como citar este artigo”.

Ou vide a seguir:

Exemplo de citação para livro considerado em parte e divulgado em meio eletrônico:

ALVES, Castro. Navio Negreiro. [s.l.] Virtual Books, 2000. Disponível em:http//www.terra.com.br/vitualbooks/freebook/port.htm. Acesso em: 30 jun. 2009.

Exemplo de citação para artigo de revista divulgado em meio eletrônico:

SILVA, J.J. Literatura e cidade. Revista Crioula, São Paulo, nov. 2008. Seção Artigos & Ensaios. Disponível em: http//www.revistacrioula.usp.br/literaturaecidade.htm. Acesso em: 30 dez. 2008.

Como já havíamos informado anteriormente e como é de praxe, os textos serão analisados por pareceristas a fim de garantir a adequação às normas de publicação vigentes. As datas de envio seguirão o cronograma acima. A publicação está prevista para o segundo semestre de 2020. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora por e-mail.